sábado, 30 de outubro de 2010

Aterro da Caximba deixa de receber lixo na segunda-feira

29/10/2010 - Agência Curitiba

Meio Ambiente

principal

O aterro sanitário da Caximba, na região Sul, deixará nesta segunda-feira (1) de receber o lixo domiciliar de Curitiba e de 17 municípios da Região Metropolitana, que usarão aterros particulares licenciados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e credenciados pelo Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos.

Grande parte do lixo, cerca de 2.300 toneladas por dia, será destinada para o aterro da empresa Estre Ambiental, em Fazenda Rio Grande. Outra parte, 100 toneladas, seguirá para a Essencis Soluções Ambientais, na Cidade Industrial de Curitiba.

As duas empresas foram credenciadas pelo Consórcio depois de apresentar licença de operação, documento fornecido pelo IAP que habilita empreendimentos. O credenciamento dos aterros particulares é uma medida intermediária até o desfecho da licitação do SIPAR.

Mesmo com o aterro fechado, a Prefeitura de Curitiba continuará as obras que atendem ao Plano de Encerramento do aterro aprovado pelos técnicos do IAP, de drenagem, melhoria no sistema de tratamento de chorume, entre outras.

No aterro também continuam o monitoramento geotécnico e ambiental e de vigilância, medidas aprovadas pelos técnicos do IAP. A Prefeitura de Curitiba criará um parque municipal na região da Caximba, e fará projetos para aproveitamento do biogás do aterro.

“São obras que atendem a todas as exigências técnicas necessárias para garantir o encerramento adequado e seguro do aterro”, diz o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário