segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Luciano Ducci entrega as obras da nova Rua Riachuelo

02/10/2010 - Agencia Curitiba

O prefeito Luciano Ducci entregou neste sábado (2) a nova Riachuelo. Completamente renovada, a rua, que já foi um importante eixo de ligação da cidade unindo a área central ao Centro Cívico, está com novo visual, que alia tradição e modernidade.

"O projeto da Prefeitura valorizou as características da Riachuelo ao preservar as edificações históricas e incorporou novos elementos à paisagem da rua, como as calçadas, as luminárias e o colorido das fachadas. A Riachuelo ganhou vida nova e, mais tarde, com a revitalização da avenida Cândido de Abreu, teremos um grande eixo turístico nesta região", disse o prefeito. 

A Prefeitura investiu R$ 800 mil para fazer a intervenção, num trecho de oito quadras, entre as praças Generoso Marques e 19 de Dezembro. O projeto de revitalização foi desenvolvido em duas frentes: as obras na área de passeio e no pavimento da rua e a recuperação e pintura de fachadas.

Nesta etapa do projeto, o município contou com o apoio da empresa AkzoNobel, fabricante das Tintas Coral, que cedeu material para as pinturas, e dos proprietários de imóveis, que assumiram os custos com o pagamento de mão de obra. Cerca de 90% das edificações da rua estão com fachada renovada.

O empresário Chaim Jaber, estabelecido na Riachuelo há 26 anos e vice-presidente da Associação dos Moradores e Comerciantes local, acha que o projeto de revitalização "colocou a rua no novo século".

Ele e os demais proprietários de pontos comerciais estão otimistas, porque acham que o novo visual vai atrair movimento e incrementar os negócios. "Isto já está acontecendo. As pessoas, aos poucos, estão voltando a circular na rua", conta.

O morador Alceu Rodrigues, síndico do condomínio Carlos Meissner, há 10 anos vivendo na Riachuelo, também está animado com o novo aspecto da rua. "Valoriza os imóveis e dá mais confiança para as famílias que moram no local", falou. Ele ressalta dois detalhes do projeto que, para ele, são fundamentais para a recuperação da via: as novas calçadas, com piso uniforme, e a iluminação, que traz mais luminosidade.

Antiderrapante - As novas calçadas utilizam placas vermelhas de material antiderrapante (granito reconstituído em concreto de alta resistência). Nas esquinas, há acesso para cadeirantes e carrinhos de bebê. Em pontos intercalados, foram colocadas floreiras.

Já a iluminação é composta de 115 postes de carbono com 4 metros de altura e luminárias circulares com lâmpadas de multivapor metálico de 150W, que oferecem mais segurança para quem transita à noite pelo local.

A reforma incluiu ainda a renovação do pavimento, com serviços de fresagem (retirada do revestimento antigo) e recape (colocação de asfalto novo), sinalização horizontal (faixas pintadas no chão) e vertical (placas de orientação ao trânsito).

Na esquina com a rua São Francisco, foi implantada uma travessia elevada (no nível da calçada), com paralelepípedos. Este material foi utilizado considerando outro projeto que vai dar continuidade à revitalização da Riachuelo: a reforma da São Francisco. Ali, serão mantidos o piso em pedra e parte das calçadas - elementos de valor histórico, considerados típicos do século 19. A iluminação será reforçada, com utilização de arandelas fixadas às paredes das edificações - outro detalhe que está ligado à preservação da memória do local.

Fachadas - A recuperação e pintura de fachadas teve a adesão de 54 dos 58 proprietários de imóveis localizados ao longo da rua. Com ela, a Riachuelo ganhou um colorido que deu mais animação à paisagem da rua. O estudo das cores das edificações foi elaborado pelo Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). A Coral colocou 2 mil litros de tinta acrílica à disposição dos proprietários de imóveis e forneceu treinamento para os pintores.

De acordo com o gerente de relacionamento da Coral, Marcelo Abreu, a participação da empresa no projeto de revitalização da Riachuelo deu à empresa uma grande vitrine para o projeto "Tudo de Cor para Você", que é desenvolvido também em outras capitais do país. "Financiando a pintura das fachadas, estamos plantando uma semente. A tendência é que isso estimule os proprietários das ruas próximas a seguir o exemplo da Riachuelo, porque a cor dá mais vida às edificações e aumenta a autoestima dos proprietários de imóveis", disse.

Cinema - Outro projeto da Prefeitura para a região deverá contribuir para complementar a renovação da área. Trata-se da criação de um espaço cultural dedicado ao cinema no prédio onde funcionava o quartel da 5ª Região Militar, na esquina da rua Riachuelo com a Carlos Cavalcanti. 

Ali, numa área de 2 mil metros quadrados, serão instaladas duas salas de cinema (para suprir a lacuna deixada pelos cines Luz e Ritz, que tinham uma programação diferenciada e fecharam suas portas há alguns anos), um café, uma biblioteca e uma escola de cinema mantida pelo município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário