segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Curitiba é destaque em encontro internacional

18/10/2010 - Agência Curitiba

Iluminação pública

principal

A qualidade da iluminação pública de Curitiba será tema do Simpósio Internacional de Iluminação Pública Eficiente, que começou nesta segunda-feira (18), em São Paulo. Durante dois dias, especialistas de iluminação brasileiros e 14 países vão conhecer casos de sucesso na área de Iluminação pública do Brasil, países da América Latina, EUA e Europa.

“Curitiba foi convidada porque se tornou um exemplo de iluminação pública, que atende o cidadão, proporcionando mais segurança, e embeleza os pontos turísticos, para gerar renda com o turismo noturno”, afirmou o diretor de Iluminação da Prefeitura de Curitiba, Ivan Martins.

A palestra, que acontece na tarde desta segunda-feira, vai mostrar como a cidade está acabando com pontos de escuridão em bairros, usando novas tecnologias e ampliando rede de iluminação pública da cidade.

Um das armas para Curitiba ficar mais iluminada é a substituição de luminárias tradicionais por equipamento de alto rendimento. Somente neste ano, a cidade trocou mais de 26 mil luminárias, o que equivale a iluminar uma cidade do porte de Colombo.

O diretor de iluminação explica que os novos equipamentos estão substituindo luminárias com mais de 20 anos, que são de baixa eficiência e mais sujeitas a ações de vândalos. “Os novos equipamentos são feitos de policarbonato, material resistente e que agüenta o impacto de um tiro de uma arma de calibre 22”, disse.

Outra vantagem dos novos equipamentos é que direcionam 100% dos fachos de luz para o chão, evitando dispersão da iluminação. “Com isto, não há ofuscamento, permitindo que as pessoas possam olhar para o céu e ter a sensação de ver mais estrelas”, explicou Martins. Os novos equipamentos usam lâmpadas de 100 watts, com potência 42% maior que as antigas luminárias.

Também estão sendo testadas na cidade novas luminárias com abastecimento com células solares e também com lâmpadas LED. “Estes equipamentos estão em avaliação para buscar melhor eficiência na iluminação pública e a redução de custo”, disse.
Iluminação cênica

Outra ação da prefeitura é a iluminação de espaços públicos e locais turísticos. As novas iluminações cênicas, que realçam arquitetura e a urbanização ao redor, já adotada no Largo da Ordem, praça Tiradentes, Paço Municipal e na cascata do parque Tanguá.

“Neste ano, outros 13 pontos da cidade, como os portais étnicos, ganharão nova iluminação cênica”, disse. Entre os pontos programados, estão previstas novas iluminações no Memorial Árabe, parque Barigui e parque Tingui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário