quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Parques reduzem impacto de enchentes

03/08/2011 - Agencia Curitiba

Áreas permeáveis

Curitiba vai ganhar dois novos parques em uma faixa de 210 mil metros quadrados às margens do Rio Barigui, onde moravam famílias em situação de risco. Os espaços de lazer e preservação ambiental, na Vila Rigoni, na Fazendinha, e na rua Bernardo Meyer (CIC), vão cumprir função importante contra as enchentes na cidade que tem, ao todo, 77,8 milhões de metros quadrados de área verde. É extensão que corresponde à soma dos 22 parques, 16 bosques e inúmeras praças e jardinetes que dão a Curitiba o índice de 51m² de área verde por habitante e a coloca entre as líderes no Brasil. “Em Curitiba transformamos o que antes era problema em soluções para atender à população. É o que faz a diferença na nossa cidade que tem os parques como importantes áreas permeáveis que garantem o escoamento das águas das chuvas, além de cumprir o papel de oferecer lazer e preservar o meio ambiente”, afirma o prefeito Luciano Ducci.

Chuvas – Em dois dias deste mês de agosto o volume de chuva foi de 93 milímetros. A quantidade de água que caiu em 48 horas foi maior do que o previsto de 73 milímetros para o mês, segundo o Instituto Tecnológico Simepar. A Defesa Civil registrou 15 pontos de alagamentos com 120 residências afetadas.  Não houve vítimas. Os parques também alagaram e cumpriram a importante função de garantir o escoamento de um grande volume de água. Com o retorno do sol, as equipes da Secretaria do Meio Ambiente estão trabalhando na limpeza dos Parques Barigui e Tingui – os mais atingidos pelas chuvas dos últimos quatro dias.

O superintendente de Obras e Serviços da Secretaria, Sérgio Tocchio, lembra que a função dos lagos dos parques e também das áreas verdes é justamente conter a água dos rios e evitar o alagamento de áreas habitadas. “A nascente do Rio Barigui, que passa pelos dois parques, fica em Almirante Tamandaré. Como o volume de chuvas foi muito grande, ainda vai levar alguns dias até que toda essa água venha da nascente, passe pelos lagos e escoe. Se não fossem os lagos dos parques, a situação poderia ser muito pior”, explica Tocchio.

Novos parques - A implantação dos parques - na Vila Rigoni (Fazendinha) e na rua Bernardo Meyer, no CIC - receberá R$ 18 milhões em investimentos da Prefeitura. Os recursos foram captados na Agência Francesa de Desenvolvimento em convênio recém firmado pelo prefeito Luciano Ducci. "As famílias que estavam morando na beira do rio, agora moram em casas boas, de alvenaria. Vamos transformar essas áreas em dois belos parques, amenizando o impacto das chuvas e reurbanizando a região”, afirma o prefeito.

Para Luciano Ducci, dotar uma área de preservação com infraestrutura para uso público “é a melhor maneira de se garantir uma ocupação ordenada num do espaço que precisa de cuidados especiais como as margens dos rios”. “A obra atende aos moradores da CIC e do Fazendinha e a toda a cidade que ganha um novo espaço de preservação e lazer”, completa.

Viva Barigui - Os dois novos parques integram o projeto do Parque Linear do Barigui, uma das metas do programa Viva Barigui, de recuperação ambiental da maior bacia hidrográfica da cidade. As áreas para implantação dos parques foram incorporadas ao patrimônio municipal por meio de instrumentos legais como pagamento de dívidas com o município, potencial construtivo, desapropriação e relocação de famílias em áreas de invasão.

Na Vila Rigoni, Fazendinha, o novo trecho do parque Linear do Barigui terá cerca de 120 mil metros quadrados, numa extensão que vai beirando o rio desde a rua Dionira Klemtz até o parque Cambuí. Nesse trecho, uma grande área de lazer será conectada ao Bosque da Fazendinha.

Ao longo do parque, será implantado um lago, feitas obras de drenagem, terraplanagem, paisagismo, recuperação da área de preservação permanente existente, instalações elétricas e hidráulicas e construção de ponte, passarelas e área de lazer.

Entre os equipamentos estão pista de caminhada compartilhada com bicicletas, quadras esportivas, playground, iluminação, além da recomposição da mata ciliar com vegetação nativa.

Outro parque, com área total de intervenção de 109.688 mil metros quadrados, sendo 87 mil de parque, será implantado na CIC, na Rua Bernardo Meyer, desde a Rua Senador Accioly Filho até a Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, que abrange ainda trecho do Parque Mané Garrincha e da Rua Ursulina Visinoni. O novo parque da CIC fica num trecho que abrange um pedaço da Vila Nova Barigui, antiga área de invasão de onde a Prefeitura, por meio da Cohab, transferiu 150 famílias que vivam em condições de risco às margens do rio, para sobrados de alvenaria do empreendimento Moradias Aquarela, na mesma região.

A obra inclui área de lazer, galerias de águas pluviais, passarelas, paisagismo e plantio de vegetação nativa para recuperação da área de preservação permanente, pavimentação e iluminação viária e do parque.

Parque linear - Somados, os dois novos parques representam de 210 mil metros quadrados de área que proporcionam a recuperação e preservação de aproximadamente 2.526 quilômetros de margens do rio Barigui, numa faixa que varia de 20 a 50 metros.

O parque linear está sendo implantado gradativamente, interligando parques, bosques e áreas de lazer já existentes com novas unidades de conservação, formando um corredor de biodiversidade e de infra-estrutura às margens do rio Barigui. 

“É uma soma de ações e tarefas a médio e longo prazo, seguindo um plano estratégico para recuperação da maior bacia hidrográfica da cidade”, diz Ducci.

O Viva Barigui, lançado em 2007, tem por objetivo reverter situações de degradação da bacia, adotando medidas de preservação de nascentes, conservação de ambientes naturais ainda existentes na região, ordenamento das áreas de ocupação irregular às margens do rio, em ações acompanhadas da recomposição da vegetação nativa e, conseqüentemente, melhoria da qualidade hídrica da bacia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário