domingo, 24 de julho de 2011

Investimentos da Prefeitura devolvem moradores ao Centro

22/07/2011 - Agencia Curitiba

Em recente reunião com moradores dos 18 bairros da região central de Curitiba, o prefeito Luciano Ducci destacou que os investimentos na recuperação dos espaços no Centro mudaram o perfil da região, que voltou a ser habitada e cresceu nos últimos 10 anos.  Os dados do Censo 2010 confirmam o efeito positivo da ação da Prefeitura.  “A grande revitalização que estamos promovendo no Centro está devolvendo moradores para a região. São jovens casais ou solteiros que escolhem o local para morar. Foi um crescimento expressivo de pessoas na última década. Gente que traz vida, movimenta a economia e fortalece esta importante região da cidade”, afirmou o prefeito de Curitiba Luciano Ducci.

Em 10 anos, a região central cresceu 14,3% e ganhou quase cinco mil habitantes, no mesmo tempo em que a taxa de crescimento da cidade caiu para menos de 1%. Entre 2000 e 2010, a o número de moradores do Centro passou de 32,6 mil para 37,3 mil pessoas. Um movimento migratório atribuído aos fortes investimentos da Prefeitura na região, entre eles a revitalização de espaços históricos e de acessos importantes, como a Rua Riachuelo.

"O lugar ideal, com imóveis espaçosos" 
Curitiba tem novo perfil de crescimento 
 
As ações da Prefeitura na revitalização do centro passam também pela reforma da Praça Tiradentes, a recuperação da Rua Riachuelo, a nova iluminação na Rua XV de Novembro, o restauro e uso da Capela Santa Maria e seguem com projetos de revitalização das Ruas Carlos de Carvalho, São Francisco e Augusto Stresser.

Novo perfil - Na década, o centro de Curitiba recebeu 4.660 novos moradores, muitos adultos jovens na faixa dos 25 a 29 anos. O número de domicílios no Centro de Curitiba aumentou, conforme mostrou o último censo, porém o número de habitantes por residência caiu de 2,15 para 1,60, o que indica que o perfil dos novos habitantes é formado por casais ou pessoas que estão indo morar sozinhas.

Segurança atrai moradores - Os investimentos em segurança também têm contribuído para tornar o Centro mais atrativo. A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Defesa Social, está apostando na tecnologia e mobilidade para dar mais tranquilidade aos moradores da região central.

Das 88 câmeras de segurança em operação em Curitiba, 45 estão no centro. Somente na Rua XV de Novembro, no trecho entre as Praças Santos Andrade e General Osório são 14 câmeras instaladas.

Através do sistema, a Guarda Municipal monitora possíveis ocorrências e, a partir da central, pode acionar o Grupo Tático de Motos, a Polícia Militar, os agentes da Diretran e os fiscais das Secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo. Somente nos primeiros cinco meses de 2011, o Grupo Tático de Motos da Guarda Municipal atendeu 445 ocorrências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário