sábado, 18 de setembro de 2010

PR garante licitação de obras neste ano


Infraestrutura vai ser melhorada devido a Copa
Diversas vias da cidade passaram por melhorias

O governador do Paraná, Orlando Pessuti, garantiu nesta terça-feira, 14, que os cinco projetos do PAC da Mobilidade na Região Metropolitana de Curitiba, que totalizarão R$ 229,5 milhões em financiamentos da CEF (Caixa Econômica Federal), serão licitados ainda neste ano.

“Isto só foi possível porque conseguimos tirar o Paraná da condição de ficha suja, trabalhando para resolver, em uma semana, uma pendência que se arrastava por sete anos”, afirmou o governador, em referência ao fim do pagamento da multa imposta ao Estado por conta da privatização do Banestado. Pessuti destacou que sem o parecer da STN (Secretaria do Tesouro Nacional) atestando a adimplência da unidade federativa não seria possível obter o financiamento.

Segundo Wilson Lipski, secretário do Desenvolvimento Urbano, todo o processo de licitação dos projetos, a execução e o acompanhamento das obras será feito pela Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba). Além disso, as obras devem começar no início do ano que vem.

“Estas intervenções vão melhorar não apenas a mobilidade na capital paranaense, mas também o trânsito de pessoas e cargas na região sul do país. São obras arrojadas e que estão sendo projetadas para um horizonte de 30 a 40 anos”, destacou.

O PAC da Mobilidade na região prevê, segundo Sandra Teresinha da Silva, coordenadora dos Planos Regionais de Desenvolvimento da Sedu, a construção de um corredor metropolitano, que vai interligar os municípios de Colombo, Piraquara, Pinhais, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande e Araucária e a implantação de um sistema integrado de monitoramento do trânsito (SIM).

Além disso, também será realizada a requalificação da Avenida Marechal Floriano Peixoto, no trecho da Avenida das Torres – Rui Barbosa até o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e da Avenida das Torres, do limite dos municípios de Curitiba e São José dos Pinhais até o aeroporto, que terão os semáforos eliminados.

Está prevista ainda a implantação de vias de integração radiais que vão ligar o corredor metropolitano aos municípios por ele atendidos. Os trabalhos vão compreender a criação de uma alça de acesso à Avenida Salgado Filho e de um via que vai ligar a porção Norte do corredor metropolitano à Avenida São Gabriel, em Colombo. Outros dois traçados – na Rua Francisco Derosso e na Avenida da Integração – estão em estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário