quinta-feira, 23 de setembro de 2010

1º Ciclofaixa de Curitib

Setembro 23, 2010
 

 

Ontem a cidade de Curitiba testou a sua 1º Ciclofaixa que será na Av. Marechal Floriano que vai ligar o terminal do Boqueirão (acho) até a Linha Verde. Uma excelente iniciativa para uma cidade que cresce tão rapidamente. Ontem, dia mundial sem carro, a URBS fechou as laterais da avenida com cones e os ciclista que por ali passavam puderam trafegar com tranquilidade pelo caminho.


 



Eu fui testar a novidade, após o almoço pedalei 8,3km até chegar na ciclofaixa, ansioso ao que iria encontrar. Numa extensão de 1 km de cada lado da avenida, enquanto pedalava observei que alguns ciclistas não perceberam o espaço. Tive uma grande sensação de respeito e liberdade, pude pedalar sem medo de morrer atropelado e ter que ficar cuidando de pedestres. Digo que minha primeira vez foi bastante confortável e gostosa.


Gostaria de propor dois pontos, que a prefeitura deverá fazer. O primeiro deles é uma boa sinalização (ontem foram apenas os testes) para que os ciclistas identifiquem como um espaço para eles. O segundo ponto é mais de ordem estrutural, nas esquinas onde a travessia é contrária pode-se fazer um “bike box” (igual a imagem ao lado) para o ciclista passar ao outro lado da pista.

A bicicleta é um transporte saudável e sustentável. Todo incentivo ao uso e pratica é viável, agora vamos aguardar outros locais, principalmente os centrais, com ciclofaixas. Apesar de ser ao lado da linha do expresso (para que não sabe, são corredores especiais por onde só passam ônibus, igualmente as ciclofaixas) e que os ciclistas já utilizam esse espaço, nos trás mais conforto ao pedalar e acima de tudo, respeito a nós ciclistas.
 
Imagens:
01 – site da prefeitura www.curitiba.pr.gov.br
02 – imagens google

Nenhum comentário:

Postar um comentário