sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Livro com depoimentos de Rafael Dely mostra evolução da cidade de Curitiba

24/01/2017 - Prefeitura de Curitiba

O prefeito Rafael Greca participou nesta segunda-feira (23) do lançamento do livro Curitiba, o Fazimento de uma Cidade, escrito pelo jornalista Marcelo Oikawa a partir do depoimento do arquiteto e urbanista Rafael Dely. O livro conta a história da transformação urbana de Curitiba com ênfase nas propostas e realizações que moldaram a cidade.

Rafael Dely (1940-2007) fez parte da primeira turma do curso de Arquitetura da UFPR, com brilhante carreira profissional e expressiva passagem pelo Ippuc e Cohapar, em especial na área de transporte coletivo e habitação popular.

Em 1971, ele apresentou a ideia do Sistema Trinário, formado pelas canaletas por onde circulam ônibus com vias laterais de tráfego lento nos dois sentidos e pelas vias rápidas nos sentidos centro-bairro e bairro-centro. O sistema não serve apenas como via de ligação como sempre se fez nas grandes cidades brasileiras. Combinado com uma lei de uso do solo, que permite a construção de prédios altos somente ao longo desse sistema, tornou-se a estrutural que direciona o crescimento linear do Centro em direção aos bairros.

"Ao trazer esse livro à publicação, vocês dão a Curitiba uma fonte primária da história. Uma narrativa em primeira pessoa. A memória é onde a nossa imortalidade se aplica. Vive novamente o nosso grande urbanista neste livro", ressaltou Greca, em um breve discurso durante o lançamento.

Na habitação, Rafael Dely tinha a visão integrada dos espaços com a cidade. Projetou exemplos de habitação como os conjuntos Atenas I, II, III, que são exemplos de moradia popular com qualidade e integração com a cidade. Foi também responsável pelo projeto das Vilas de Ofício em Curitiba e das Vilas Rurais no Interior do estado, que viabilizou casas e terrenos para mais de 200 mil trabalhadores no Paraná. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário