quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Curitiba terá seminário internacional para discutir o uso do automóvel

26/02/2015 - Prefeitura de Curitiba

O uso do carro nas cidades será discutido pelo poder público, acadêmicos, indústria e a sociedade durante seminário promovido pela Prefeitura de Curitiba, Universidade Positivo, Grupo GRPcom, Associação Comercial do Paraná e Renault do Brasil. O seminário internacional Uso do Automóvel na Cidade, marcado para os dias 9 e 10 de abril, no Salão de Atos do Parque Barigui, está com inscrições abertas e terá a presença de especialistas nas questões de mobilidade e sustentabilidade.

As discussões serão promovidas no formato de painéis, fomentando a interação entre os diversos setores, criando um ambiente favorável à geração de ideias inovadoras e à implementação de soluções de valor para a sociedade.

Os interessados em participar podem realizar as inscrições e obter mais informações sobre o evento no endereço www.curitiba.pr.gov.br/usodoautomovel, ou entrar em contato através do e-mail internacional@pmc.curitiba.pr.gov.br e telefone (41) 3350-8141.

Mobilidade sustentável

A cidade de Curitiba é hoje a capital com o maior índice de automóveis por habitante, com uma população aproximada de 1,85 milhão de habitantes e uma frota aproximada de 1,45 milhão de veículos (fonte: Detran-PR). Se todos os carros fossem alinhados, eles preencheriam todos os 4.600 km de vias públicas da cidade. Com base em projeções de estudos, estima-se que, em 2020, a cidade contará com um carro para cada 1,1 habitante.

Na medida em que o país se desenvolve e o poder aquisitivo da população cresce, esse índice pode se tornar ainda mais acentuado, causando uma significativa desproporcionalidade entre a capacidade das vias e a intensidade do trânsito. Assim, tornam-se necessários estudos e soluções inovadoras para um problema que tem se mostrado complexo em praticamente todos os lugares do mundo.

Curitiba, com sua tradição de criatividade urbanística, deseja empreender estudos e criar soluções inovadoras para proporcionar a seus habitantes qualidade de vida, em especial, mediante soluções alternativas do uso do automóvel, tornando-se uma referência mundial em soluções de mobilidade.

Palestras

Victor Etgens, diretor de pesquisa do Instituto Vedecom e professor da Universidade de Versailles, na França, fará a palestra de abertura do seminário, que contará também com apresentações e debates com profissionais renomados na área de mobilidade urbana e sustentabilidade, como o urbanista Jaime Lerner, Caio Vassão (responsável pelo projeto Pocket Car, veículo elétrico compacto feito  com materiais como lona e tecido), Fábio Duarte de Araújo Silva (pesquisador do Massachusetts Institute of Technology – MIT) e Paulo Cesar Waidzik (2IT – Incubadora de Inovação Tecnológica).

Especialistas, estudiosos e representantes do poder público, da academia, da indústria e da sociedade em geral participam do evento, que promoverá discussões no formato de painéis, fomentando a interação dos diversos setores envolvidos. O objetivo é criar um ambiente favorável à geração de ideias inovadoras, soluções alternativas ao uso do automóvel e propostas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, que possam ser implementadas pelas cidades no mundo.

Alguns dos temas que estarão em debate são: veículos elétricos, compartilhamento de veículos, carona solidária, faixas exclusiva para veículos com três ou mais passageiros, restrição e regulamentação de estacionamentos novas plataformas de locomoção individual, entre outras.

Ainda durante o evento, será lançado o lançado o livro "O Automóvel, o Planejamento Urbano e a Crise das Cidades", do jornalista Raimundo Caruso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário