quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Curitiba é a cidade mais sustentável da América Latina, diz relatório

06/01/2015 - O Globo Online, Morar Bem

Curitiba é a cidade mais verde do país e da América Latina. É o que diz o relatório Green City Index (Índice Verde de Cidades), realizado pela Siemens com a Economist Intelligence Unit. A pesquisa considera e pontua oito pontos de sustentabilidade em cada cidade. As categorias são: energia e emissões de CO2, opções de transporte, água, gestão de resíduos, qualidade do ar, saneamento, construções verdes e governança ambiental global. Das 17 cidades avaliadas na América Latina, a capital paranaense é a única com pontuação acima da média na avaliação geral, tendo como destaque a qualidade do ar, reuso de resíduos e mobilidade urbana.

No relatório, Curitiba é destacada por sua abordagem histórica de cuidados com o meio ambiente que não é usual no resto da América Latina: "O principal motivo para o desempenho excepcional de Curitiba é a sua longa história de assumir uma abordagem holística para o meio ambiente. Na década de 1960, diante de um rápido crescimento populacional, foram implementadas soluções como criar áreas de pedestres e fornecer baixo custo de trânsito eficaz. A cidade do BRT (Bus Rapid Transit) desde então se tornou um modelo para uma série de cidades latino-americanas. Na década de 1980, foram abordadas questões como a criação de áreas verdes, reciclagem e gestão de resíduos, e saneamento", diz o documento.

O Índice ressalta também que nas outras cidades brasileiras, apesar das ações não serem tão efetivas quanto em Curitiba, existem políticas ambientais, incluindo Porto Alegre, que teve um resultado ruim na avaliação. Belo Horizonte, por exemplo, tem um bom desempenho para os seus edifícios ecológicos, qualidade da água e do ar, enquanto o Rio de Janeiro se destaca pela sua energia limpa e políticas sustentáveis. A Cidade Maravilhosa teve um desempenho mediano na maioria das categorias. Saneamento, qualidade do ar e transporte, por exemplo, tiveram pontuação acima da média, mas em relação à água, ficou abaixo.

Ainda de acordo com o relatório, na América Latina, acima da média geral também estão Bogotá e as capitais brasileiras Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Na média, estão Porto Alegre (RS); Medelim (Colômbia); Monterrei, Puebla e Cidade do México (México); Quito (Equador); e Santiago (Chile). Abaixo da média, ficaram Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai). Nas piores colocações gerais de sustentabilidade ficaram Guadalajara, no México, e a capital peruana Lima.

As cidades foram escolhidas conforme o seu tamanho e importância social e econômica. Nos outros nichos, os destaques sustentáveis são para: Vancouver (Canadá), Copenhaguen (Dinamarca), São Francisco (Estados Unidos) e Cidade do Cabo (África do Sul).

Nenhum comentário:

Postar um comentário