quarta-feira, 9 de junho de 2010

Equipes recuperam estruturas metálicas da Rua 24 Horas

Início das obras de revitalização da Rua 24 Horas. ...Publicado em 09/06/2010 às 15:10


Prefeitura


As equipes contratadas pela Prefeitura começaram nesta semana a retirada dos antigos laminados de cimentos e placas de vidros da Rua 24 Horas, e na sequência vão fazer a recuperação de todas as estruturas metálicas para remodelar o ponto turístico, que abrigará uma central de atendimento ao visitante, um café, diversos serviços públicos e um espaço cultural. "Este é mais um passo para a revitalização do Centro da cidade que, assim como os bairros, vem recebendo atenção continuada da Prefeitura", afirmou o prefeito Luciano Ducci.

A Prefeitura está investindo R$ 3,84 milhões nas obras de revitalização. A reforma manterá as características arquitetônicas do espaço. Uma das novidades é que a Rua será ponto de chegada e saída da Linha Turismo que registra, em média, 50 mil passageiros por mês. O turista encontrará ainda uma série de outros serviços, como informações sobre a cidade, e vendas de artesanato e produtos regionais. A Rua 24 Horas terá também espaço para manifestações culturais, como exposições de arte e apresentações de grupos folclóricos.
Nesta fase da obra, as equipes estão retirando do imóvel as partes danificadas pelo tempo, como placas de vidros e de cimento e a cobertura. Antigas luminárias também estão sendo removidas, bem como parte do piso, que estão deteriorados. Após este trabalho, as equipes vão começar a colocação das novas redes hidráulica, elétrica e lógica, além da substituição da cobertura de vidro, por um novo material com melhor isolamento térmico e acústico.
Com estas melhorias, a Rua 24 Horas voltará a ser ponto de referência em Curitiba. Para o presidente da antiga Associação de Comerciantes da Rua 24 Horas, o empresário Roberto Amaral é importante a recuperação deste imóvel. "Mesmo depois de fechada, vinha gente aqui prá ver. Vi até casamento na 24 Horas, noivos fazendo questão de passar por ali no caminho entre a Igreja e a festa. Curitiba está resgatando sua história", afirmou.
O administrador da Regional Matriz, Luis Hayakawa, à época integrante da equipe do Ippuc, responsável pela criação da rua, também lembrou velhos tempos. "Em 1991, quando a Rua 24 Horas foi implantada, não existia comércio aberto no sábado à tarde, quanto mais à noite, em lugar nenhum", lembrou.
"A 24 Horas acabou mudando a relação trabalhista e hoje temos comércio e serviços funcionando inclusive aos domingos, nos shoppings por exemplo", afirmou destacando a importância da reforma que está sendo iniciada agora. "Os tempos são outros mas preservar a história é sempre importante", disse Hayakawa.
A Rua 24 Horas foi implantada em setembro de 1991.O projeto que será executado agora, elaborado pelo Ippuc, prevê a reforma e restauro da Rua, com implantação de café, livraria, agência de correios, central de turismo e espaço cultural. o objetivo é transformar a Rua 24 Horas num amplo espaço de cultura, turismo e serviços para a população curitibana e visitantes da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário