sexta-feira, 14 de maio de 2010

Luciano Ducci assina ordem de serviço da trincheira na Gustavo Rattman neste sábado

Publicado em 14/05/2010 às 15:42 - Prefeitura


O prefeito Luciano Ducci assinará neste sábado (15) ordem de serviço para o início da construção da trincheira na rua Gustavo Rattman, que ligará o Bacacheri ao Bairro Alto.  Será às 11 horas, na Igreja Batista do Bacacheri, rua Amazonas de Souza Azevedo, 134, próximo Hospital Vita. A obra começará no próximo dia 20.

A obra faz parte do programa Pró-Cidades (Programa Integrado de Desenvolvimento Social e Urbano de Curitiba), que é parcialmente financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A construção da trincheira terá um custo de R$ 9,5 milhões beneficiará uma população de aproximadamente 110 mil moradores. Esta trincheira vai melhorar o trânsito na região, que ficará ainda melhor, em breve, com a Linha Verde Norte", diz o prefeito Luciano Ducci.  
 
A construção da trincheira da Gustavo Rattman e José Zgoda será de grande importância durante as obras da Linha Verde Norte naquele trecho. Isso porque os desvios necessários serão feitos por ela. A trincheira será uma das sete previstas no projeto original da Linha Verde (trecho norte). Depois de concluída a obra da Linha Verde, a trincheira estará bem próxima à Estação Fagundes Varela, que será vinculada a um binário (formado pela Fagundes Varela e José Maldonado com a Bento Ribeiro).
Na primeira fase de obras da trincheira, que deverá durar aproximadamente quatro meses, os trabalhos serão feitos do lado do Bairro Alto (BR no sentido São Paulo) e haverá obras nas ruas José Zgoga e dos Xaverianos. A fiscal da Secretaria de Obras, a engenheira Carla Parellada, informou que para a execução a BR funcionará neste trecho nos dois sentidos.
Durante as obras desta fase, os motoristas que passarem pela BR, no sentido Atuba, trafegarão pelo lado da pista que hoje segue em direção a Porto Alegre. Os que quiserem seguir para o Pinheirinho usarão a pista marginal (paralela à BR sentido Porto Alegre), que será alargada. Para cada um dos dois sentidos haverá duas faixas de circulação e todo o trecho estará sinalizado para que os motoristas identifiquem os desvios.
Também serão construídas calçadas para pedestres. Outras mudanças previstas na região são a pavimentação e o novo projeto urbanístico nas ruas Xaverianos e Deputado Antônio Lopes Junior, que servirão de alças de acesso para quem não for usar a trincheira e quiser ir em direção ao Atuba ou ao Pinheirinho.
A obra também prevê a construção de nova rede de drenagem, o que melhorará a captação de chuvas nos bairros Jardim Social e Bacacheri. O desvio das águas será feito para o rio Bacacheri, no Bairro Alto. Nas ruas Gustavo Rattmann, Deputado Antônio Lopes Junior, Xaverianos e Fagundes Varela serão feitas obras de pavimentação, sinalização e calçamentos.
Detalhes da obras - Na noite desta quinta-feira (13), moradores, comerciantes e lideranças dos bairros Bacacheri, Bairro Alto, Cabral e Capão da Imbuia, conheceram detalhes da obra da trincheira, em reunião pública no Colégio Madalena Sofia. Durante o encontro, técnicos da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), ligada ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, equipes da Secretaria de Obras, Urbs-Diretran e da Regional Boa Vista falaram sobre o andamento da obra, o impacto no dia a dia da população e como cada cidadão deverá agir durante os sete meses de trabalho, prazo previsto para a execução. Os participantes puderam tirar dúvidas no final da apresentação. As obras começam no próximo dia 20, logo depois da conclusão do retorno que está sendo feito pela Prefeitura em frente ao Hospital Vita.
"Foram 20 anos de espera por esta trincheira. Nós apoiamos e esperamos que tudo dê certo durante as obras. Podem contar com o nosso apoio", resumiu ao final do encontro o presidente da Associação de Moradores do Higienópolis, Genivaldo Santos.
Nesta sexta-feira (14), às 19h, acontece mais uma reunião pública do programa Pró-Cidades, desta vez para falar do binário formado pelas ruas Chile e Guabirotuba, que exigirá desvios na avenida Comendador Franco. O debate será na Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão (Comendador Franco, 871). As obras terão início no dia 25 de maio e terão duração de 10 meses.
Cuidados - "O respeito à sinalização de trânsito é fundamental", disse a pedagoga do Núcleo de Educação e Cidadania da Diretran, Maura Moro. Ela também destacou alguns comportamentos que a população deve ter para reduzir os impactos que a obra pode trazer. A primeira recomendação é para que apenas os que precisarem, utilizem estes caminhos que terão o trânsito mais lento por causa dos trabalhos. Este cuidado vale não apenas aos motoristas, mas também aos pedestres.
"Nós nos acostumamos a fazer determinado caminho. Precisamos mudar o hábito para reduzir os riscos de exposição a algum acidente. A atenção tem que ser maior quando passar por estes pontos de obras", disse Maura Moro.
Os pais devem orientar os filhos que se deslocam em direção às escolas da região a pé para que eles saibam o que poderão encontrar pela frente. Ela sugere que nos primeiros dias de obra, um adulto acompanhe a criança, mesmo que ela esteja acostumada a fazer o deslocamento desacompanhada, para que o responsável possa apontar o caminho mais seguro, os cuidados que ela deverá ter e como deverá agir quando estiver perto da obra.
Outra dica que afeta as crianças é quanto às brincadeiras de rua, que devem ser evitadas nas ruas que estiverem em obras. Maura chama a atenção ainda para a necessidade de repetição desta informação. "Crianças e idosos devem ser alertados mais de uma vez durante o período de obras", afirmou.
Uma recomendação que vale para todos é quanto ao atendimento à sinalização para carros e pedestres. Os deslocamentos devem ser feitos por onde for mais seguro, mesmo que o caminho fique mais longo.
Nos próximos dias serão realizados Encontros de Capacitação de Multiplicadores, dirigidos aos representantes das oito escolas particulares existentes na região que será afetada pelas obras. As reuniões serão direcionadas também às associações de moradores e aos funcionários dos núcleos regionais das várias secretarias da Prefeitura. Haverá distribuição de material informativo.
Ônibus - Usuários das linhas de ônibus que passam pela região deverão ficar atentos às informações quanto à mudanças que poderão afetar o embarque e/ou desembarque dos passageiros.
As alterações serão informadas por meio de avisos dentro dos ônibus, terminais e pelos fiscais da Urbs. Deverão ficar atentos os que utilizam as seguintes linhas: Colina Verde (alimentador), Hugo Lange, Higienópolis, Sacre Coeur, Alto Tarumã (convencionais), Interbairros II (nos dois sentidos).
Quem tiver dúvidas durante as obras deverá entrar em contato com a Administração Regional, na Rua da Cidadania Boa Vista, pelo telefone 156, a central de atendimento da Prefeitura que funciona 24 horas, ou pelo e-mail utagprocidades@ippuc.org.br .
Participaram da reunião pública os vereadores Jair Cezar e Roberto Hinça, a administradora regional Janaina Lopes Gehr, o secretário de obras, Mário Tookuni, e o coordenador da Utag, Edson Seidel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário